quarta-feira, 14 de abril de 2010

Sejam Bem-Vindos

HISTÓRICO DE S.M.ARAGUAIA


1952 - chegaram os senhores José Pereira do Nascimento, Lonzorick Belém e Ovídio Martins, adquirindo terras e se dedicando à lavoura e pecuária. O senhor José Pereira do Nascimento é considerado o fundador da cidade.
A primeira denominação dada à nossa cidade foi Ponta da Linha (achavam ser aqui o fim).
1958 – passou-se de povoado à cidade com a Lei Estadual nº 2.137 de 14 de novembro, com o nome de São Miguel do Araguaia em homenagem ao santo padroeiro e ao Rio Araguaia. Fica instalada então a cidade de São Miguel do Araguaia em 06 de janeiro de 1958.
1960 a 1963 – milhares de colonos oriundos dos mais diversos lugares chegaram para desbravar as matas, formando extensas lavouras e pastagens.
10 de janeiro de 1964 – São Miguel do Araguaia passa a ser comarca.
O 1º prefeito nomeado foi o sr. Ricardo Moreira que não chegou a assumir. Foi nomeado em seu lugar o sr. Lonzorick Belém (1959 a 1960).
26 de agosto de 1955 – 1ª missa celebrada pelo Pe. Luis. Dia 29 de setembro de 1955 celebrou-se a 2ª missa pelo Pe. Antonio Artiaga no local onde hoje é a praça Ovídio Martins.
Com a emancipação do município (1958) a cidade vem sofrendo um crescimento desordenado, devido ao processo de loteamento extensivo, além dos assentamentos rurais.
São Miguel ocupa o extremo noroeste do Estado de Goiás, compreende uma área de 6.145 km2, altitude aproximadamente 337 metros e a longitude do município é de - 13.275º. Faz divisa ao norte com a Ilha do Bananal – TO e com o município de Araguaçu – TO. Ao sul com os municípios de Nova Crixás-GO, Mundo Novo-Go e Bonópolis-GO. A leste com o município de Novo Planalto-GO e a Oeste com o município de Cocalinho-MT.
População – 25.063 - estimada – 2005.
Relevo – levemente ondulado, com predominância de varjões.
Vegetação – matas, campos e cerrados. O município conta com uma unidade de conservação Federal denominada Área de Proteção Ambiental Meandros do Araguaia, uma unidade, der conservação Estadual denominada Parque Estadual do Araguaia e uma área de preservação ambiental municipal.
Fauna: do bioma Cerrado, bastante diversificada.
Solo: latossolo Vermelho Ácrico e Distrópico (latossolo vermelho escuro)
Clima – tropical, com índices de insolação, tendo os meses de agosto a setembro calor mais elevado (média de 30º c).
Hidrografia – Rio Araguaia, Rio Verde, Rio Crixás-Açu, Rio Pintado e Riozinho, vários lagos e lagoas. Dentro da cidade: córregos São Miguel, do Ouro e dos Buritis.

POVOADOS

TATAÍRA – aproximadamente 355 habitantes

* AGLOMERADO: JK – aproximadamente 186 habitantes

* ASSENTAMENTOS RURAIS: * Umuarama, *São José, *Campo Alegre, *Lajeado, *Pontal do Araguaia e o *Projeto de Assentamento Rio Araguaia.
• IDH-M (2000) = 0,737

LUIZ ALVES - é um dos Portos mais antigo do Araguaia, no lado de Goiás e foi durante muito tempo centro comercial da região do médio norte goiano é um verdadeiro paraíso ecológico com grandes reservas ambientais, portal da maior ilha fluvial do mundo (Ilha do Bananal), fauna e flora riquíssimos com pássaros e peixes de diversas espécies e de rara beleza.
• O povoado ocupa uma área de 132,43 hectares e conta com a melhor estrutura hoteleira às margens do rio mais piscoso e mais belo do mundo. Temos três grandes áreas de reservas ambientais oficiais: o Parque Estadual do Araguaia, uma Reserva Florestal e Área de Proteção Ambiental Meandros do Rio Araguaia.
• O comércio vem diversificando e ganhando espaço, para proporcionar a comunidade e visitantes um atendimento de qualidade.
• Atividades desenvolvidas: pesca esportiva, acampamentos, trilhas ecológicas, passeios em barcos-hotéis, turismo de negócios, eco turismo e turismo de lazer.
• População – cerca de 1.000 habitantes
• Localização – extremo noroeste goiano, às margens do rio Araguaia; a 45 km de São Miguel do Araguaia.
• Possui uma vasta região preservada, ideal para a pratica de pesca esportiva e do ecoturismo, ótima estrutura receptiva, variada flora e fauna aquática e terrestre, pássaros de rara beleza.
• A construção do CAT foi mais um instrumento de
desenvolvimento do Turismo no Povoado e Região
(reconhecimento da Goiás Turismo e Ministério do Turismo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário